domingo, 7 de junho de 2015

CINEMA - c r í t i c a / d i c a - "Os Infiéis" - por Tito Oliveira

Dividido em esquetes, "Os Infiéis", de 2013, é uma produção francesa idealizada por um grupo de diretores.

Composto de diversas situações cômicas, disserta sobre a infidelidade masculina por meio da perspectiva de oito realizadores: Jean Dujardin (vencedor do Oscar 2012 de Melhor Ator), Gilles Lellouche, Emmanuelle Bercot, Fred Cavayé, Eric Lartigau, Alex Courtès, Michel Hazanavicius (vencedor do Oscar 2012 de Melhor Diretor) e Jan Kdunen.

Trata-se de um filme provocante e veementemente sugestivo.

Humor negro.

Uma espécie de patifaria inerente à bigamia masculina, mas num ponto de vista provocativo, seja em relação ao discurso machista, seja deslocando-se até a posição do homem enquanto mero objeto sexual.

Seu teor de maior reflexão se dá; além do bom desempenho dos atores e da boa direção dos diversos diretores envolvidos no projeto, em explorar o tema da infidelidade de uma maneira não "socialmente correta".

São plurais as esquetes, entre sete ou oito, se não estou enganado.

Algumas muito curtas, outras mais substanciais.

Os personagens são os mais diversos: excessivos, amáveis, simpáticos, repelidores, hilários ou deprimentes.

Em muitas das passagens se faz bastante realistas, outras vezes mais fantásticas ou surrealistas, no entanto pode-se encontrar um pouco de nós mesmos em meio às situações dos personagens.

Em especial, a qualidade do bom ator Lellouche Dujardin é irretocável.

É um bom momento para distrair-se num humor espinhoso, não necessariamente como  um quadrado exato entre as partes que o compõe, a menos que deseje estimular a liberdade de suas mais profundas intenções exposto num contexto de relação conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário