quarta-feira, 20 de maio de 2015

CINEMA - c r í t i c a / d i c a - "O Enigma Chinês" - por Tito Oliveira

Mais uma hilário romance francês cai nas graças dos holofotes Hollywoodianos.

Estrelada por Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), a trama conta a história de um escritor solteiro (Romain Duris), de alma envolvida na Cidade-Luz e grandes referências poéticas.

Em meio ao volume de sua produção literária e a vida pessoal, este necessita mudar-se para Nova York.

O motivo é, sobretudo, a proximidade perante seus filhos pequenos que deslocaram-se para a capital americana devido ao novo casamento da mãe (Kelly Reilly de Sherlock Homes I e II).

Em NY é onde também vive sua amiga lésbica (Cécile De France, de Além da Vida), com quem acabou por ter um filho usufruindo da inseminação artificial.

Neste último trajeto, ressalva para a cena da coleta de esperma, que é simplesmente monumental!

Com problemas de documentação para permanecer nos Estados Unidos, é obrigado a casar-se com uma chinesa, que o favor lhe cede por este ter, antes, ajudado seu pai numa situação delicada, logo uma troca entre ambos.

Porém a imigração na Terra do Tio Sam não é das mais fáceis, ao contrário, e a fiscalização é realizada com muito rigor, forçando-o a desdobrar-se para manter o casamento de aparências.

A editora na França o pressiona, não tem emprego nos Estados Unidos, casa também não, sozinho e sem amor acaba inusitadamente se apaixonando por uma amiga de infância e mãe de mais dois filhos.

Bom, digamos que tais ingredientes sejam suficientes para adentrarmos numa New York multiétnica, charmosa e multicultural, através da boa retina do diretor Cédric Klapisch e um elenco primoroso!

Para melhor desfecho de todo enredo, é bom ver "O Albergue Espanhol" e "Bonecas Russas", que complementam a boa trilogia francesa.

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário