quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CINEMA - c r í t i c a / d i c a - Férias Frustradas De Verão" - por Tito Oliveira

Cinematografia tipicamente americana? Questionável? Claro que sim, já que é TIPICAMENTE americana!

Porém de texto e roteiro demasiados maduros que, por assim ser, prestam-se a inteligente extravagância de não levar-sem tão a sério.

"Adventureland" é um filme de 2009, com título traduzido para o Brasil como "Férias Frustradas De Verão".

Escrito e dirigido por Grag Mottola, o drama/romance/comédia habita a New York no fim dos 80' e narra a fase de James Brennan (Jesse Eisenberg), que após graduar-se na universidade tenta mudar-se para o recinto da liberdade americana, de tradicionais táxis amarelos e metrôs multiculturais.

Para isso, precisa de dinheiro e submete-se a um emprego nada comum em sua vida.

Antes, falar sobre algumas curiosidades do filme pode enaltecer seus "questionáveis" desdobramentos ao conceber esta boa forma de fazer cinema.

O filme se passa no verão e alguns homens foram contratados para remover e esconder a queda de neve acumulada durante as filmagens, porque assim fora rodado pouco tempo antes do inverno.

Em algumas cenas internas, extras foram pagos para bloquear as janelas e portas, evitando que a queda de neve se fizesse visível na câmera.

Nas primeiras versões do roteiro, o músico estimado por James e muitos dos personagens que o cerca era Neil Young.

Originalmente estava escrito que Connell (Ryan Reynolds) tinha jogado ao lado de Young e foi idolatrado pelos personagens.

Logo este foi substituído por Lou Reed, o falecido vocalista do The Velvet Underground.

Que rege uma das cenas mais belas do longa.

Quando, em uma carona, a paixão toma, surpreendentemente, o aventureiro vulnerável aos encantos de uma doce e escorregadia fêmea com aroma de prazer, e dor.

O presidente Ronald Reagan é visto na televisão fazendo um discurso.

Este foi dado em 12 de Agosto de 1987, mas no filme ocorre antes de 04 de julho.

A fotografia nada diz, por outro lado, a trilha sonora canta e toca com voz e acordes de anjos e demônios entrelaçados.

Mas nada disso tem relevância quando, em 1987, os sonhos de James Brennan em ir num verão para uma turnê européia antes de estudar em uma escola da Ivy League, em Nova York, estão em ruínas depois que seus pais têm um revés grave em suas carreiras e não podem auxiliá-lo financeiramente.

Enquanto consequência deste suposto ocaso social de sua família, James obtém um emprego de verão temporário para cobrir suas despesas futuras no decrépito parque de diversões local, de nome Adventureland , onde se apaixona por uma colega de trabalho, a bela e espirituosa Emily Lewin (Kristen Stewart).

Também num local de trabalho decadente e sombrio, ambos têm experiências inesquecíveis e dolorosas, de aprendizagem sobre a vida, o amor e, mais sugestivo: a confiança.

Ao ansiar desbravar uma Europa repleta de hedonismo, numa estação que exala diversão, James, sem dar-se conta, troca, com digno sacrifício, seus sonhos pela descoberta de seus mais sinceros valores.

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário