sexta-feira, 25 de julho de 2014

POUCAS & BOAS - "A Espinha Dorsal da Soberba é Torta" - por Tito Oliveira

Por Tito Oliveira - desenho da série "Enscenario Para Perros Y Desmembrados" -
nanquim e piloto sobre papel vegetal sobreposto -
45x30cm - acervo da Fundação Spai Fontana -
Barcelona 2010.

A Copa do Mundo é um conceito esportivo promovido com o aval da maior produtora de evento do mundo: a FIFA. No Brasil a eventualidade deu-se em meio à ilusão de transformação social sem antes compreender a importância da gestão para a continuidade do "investimento". 

A clara dificuldade de entender o quão relevante se faz o planejamento estende-se, obviamente, ao futebol. 

Era aparente, desde 2013, que a performance a ser apresentada pela Seleção Brasileira continha fortes traços de limitações e fragilidade, tanto em campo com jogadores desprovidos de talento quanto em sua comissão técnica obtusa. 

O esquema tático brasileiro para esta Copa consistia num saudosismo descabido e de atletas pré-fabricados enaltecidos midiaticamente por uma emissora inescrupulosa, que ancorava-se na pífia conquista de uma competição pré-Copa onde artilheiros de uma única partida já garantiam suas vagas.

O ufanismo da torcida nada mais é do que a explícita comprovação da ausente capacidade sensitiva e intelectual de uma sociedade que se faz apta a decodificar um vírus em um organismo apenas quando o corpo se expressa depreciado. 

Qualquer semelhança de tal característica com o distanciamento para o bom senso na escolha de uma liderança política, por meio do "democrático" voto, nada tem a ver com ironia. 

A notícia "boa" é que agora sabemos o que pode, enfim, envergonhar o povo brasileiro, uma vez que o desprezo para a educação e condições básicas de sobrevivência não lhes diz respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário