segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CINEMA - c r í t i c a / d i c a - "Depois De Horas" - por Tito Oliveira

Dirigido por Martin Scorsese, "Depois De Horas", 85, de título original homônimo, conta a história de um processador de texto, interpretado pelo ator Paul Hackett, de caráter pacífico e que viaja impulsivamente para o SoHo de Manhattan, após conhecer uma mulher jovem e atraente, Marcy Franklin (Rosana Arquette), mas, aparentemente perturbado, se encontra preso em um vórtice surreal de coincidências improváveis ​​e circunstâncias espinhosas.

O roteiro, escrito por Joseph Minion, foi também a sua tese de mestrado na Columbia Film School.

Scorsese projeta o filme como uma paródia do estilo de Hitchcock.

Os movimentos de câmera são elaborados e ecoam sequências de "Marnie, Confissões De Uma Ladra", 1964, enquanto a pontuação de Howard Shore emula o estilo de um dos colaboradores mais frequentes de Hitchcock, Bernard Herrmann.

A conversa entre Paul e o segurança no Club Berlin é fundamentada a partir de Franz Kafka, em tratado perante a lei.

Martin Scorsese pediu a Griffin Dunne para abster-se de sexo e dormir pouco durante as filmagens, afim de obter uma sensação mais realista de paranoia.

Os primeiros 30 minutos do filme são baseados em 1982, onde o artista de rádio Joe Frank NPR Playhouse concebe o monólogo "Lies".

Alguns dos elementos do diálogo e da trama do filme são levantados literalmente do programa, incluindo Paul na reunião de Marcy, os pesos de papel bagels -e- cream- cheese, Paul chamando Marcy naquela mesma noite para comprar os pesos de papel, Paul perdendo seu táxi quando o dinheiro voa para fora da janela, Marcy sendo estuprada por um ex- namorado que desceu a escada de incêndio e adormeceu durante o estupro, Marcy sendo casada com um homem que trabalha no exterior e que a escreve todos os dias.

Joe Frank, por sua vez, entrou com uma ação contra os produtores e foi, então, muito bem pago em um assentamento.

O tiro, onde a câmera cai verticalmente enquanto rastreiam Griffin Dunne, foi feito em duas tomadas.

No primeiro take, a lente da câmera foi colocada através de um buraco em uma placa de madeira e, em seguida, a placa foi retirada do telhado com cordas elásticas.

Depois que o primeiro take foi feito, o produtor Amy Robinson, o diretor Martin Scorsese e o diretor de fotografia Michael Ballhaus se recusaram a fazer o tiro novamente por medo de expor a segurança de Dunne.

De acordo com Robinson, os cabos de bungee, que sustentavam a câmera, começou a provocar fumaça.

Dunne, por outro lado, estava alheio ao perigo e se dizia pronto para fazer outro take.

Ballhaus filmou a segunda tomada com um movimento rápido, num guindaste.

Havia muita incerteza de como o filme deveria terminar.

Michael Powell disse: " Ele deve terminar voltando ao trabalho ", mas isso foi inicialmente rejeitado por ser muito improvável e difícil.

Eles tentaram muitas outras conclusões, algumas foram até mesmo filmadas.

Mas a opção que todos sentiram realmente funcionar se deu no retorno de Paul ao trabalho, assim como um novo dia começando.

O som de uma ratoeira tirando fechada no apartamento de Julie é claramente a de um vazio com o som agudo do bar na armadilha de metal fazendo contato com madeira.

O som de um ressalto para baixo, em um rato real, faria mais de um baque maçante, ao invés de um clack alto.

Quando Neil e Pepe fugiam de Paul na van (pela primeira vez) , o motor pode ser ouvido acelerando à medida que a velocidade toma distância, embora as luzes do freio estivessem ligadas.

Sem comparações com todos os filmes de Scorsese, tenho que admitir que este estaria entre os cinco melhores.

After Hours apresenta um mundo escuro e surreal, com admiração fantástica.

Os personagens são todos interessantes, as performances excelentes, especialmente a de Griffin Dunne, com ritmo intenso.

Realizado em 1985, é possível notar as técnicas de Scorsese usadas em Goodfellas, com edição rápida etc.

É criteriosamente dirigido e muito bem editado.

Como um espectador, você acaba por inclinar-se ao desejo de ver o personagem de Dunne voltando para casa, mas tudo que poderia acontecer com ele, acontece.

Esta não é apenas uma evocação do bairro Soho, no início dos anos 80, mas uma comédia profundamente negra.

Todas as regras saem pela janela para que o personagem de Dunne se desdobre, depois de horas.

Na ocasião do filme, Scorsese era realmente o melhor diretor em atividade, logo não jogue fora a oportunidade de prestigiar este sugestivo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário