terça-feira, 11 de novembro de 2014

COLABORADORES - c i t a ç ã o / c i n e m a - "Tesis Sobre Un Homicídio" - por Ludwig Ravest


__ Nota sobre a película argentina TESIS SOBRE UN HOMICÍDIO



Uma das coisas que mais transparece nesse ambiente de luz, sombra, fantasmagoria e enredo que chamam CINEMA, e que em linguagem coloquial é Sétima Arte; tratando-se inevitavelmente do Cinema Argentino, é a capacidade de lidar com o "real" tal qual a "razão" humana a concebe.

A Dialéctica do Cinema Argentino dentro do ensamblamento com o movimento do real\razão\real é sua sincronicidade-simultaneidade. 

A coerência na textualização é seu forte imediato. 

O simbolismo dos Elementos que constituem o "real" para quem possui um visor adiantado de sua própria realidade, nota claramente que tudo o que supõe a "razão" não passa mais do que mediatismo entre ambos. 

Tal vez seja o porquê de seu sucesso dentro dos limites de nossa latinidade; até os sentimentos mais suburbanos de nosso sentir e da realidade que a plasma torna-se suscetível a uma avaliação transcendental.

Contudo, pode-se dizer que as falhas do Cinema Argentino não seja de fato o claro que brilha ao trasluz do lusco-fusco dos automóveis que correm pelos arredores do Obelisco, da Faculdade de Direito de Buenos Aires e nem seja mesmo a transparente participação de alguém que limpa um vidro de um café nas imediações da mesma Faculdade, ou um olhar que se flagra dentro da própria claridade que o vidro da janela vai tomando; o café-bar toma do olhar de quem olha desde dentro à fora do mesmo café, na busca exata da presa a que tenta fisgar.

A Hiper-realidade do Cinema Argentino, além de sua sentimentalidade ímpar que define algo mais próximo do Cinema Alemão ou do Cinema Dinamarquês, porém em seu molde de latinidade como nação periférica dentro de um planeta dividido entre superiores e inferiores; o que torna tudo isto ambíguo dentro do que se pode conformar a alegoria, a metáfora, a hipérbole, destaca que o próprio equívoco de seus personagens em ambientes urbanos de distinção e orgulho acadêmico, alguém virá a contestá-lo. 

E é o que mostra TESIS SOBRE UM HOMICÍDIO.

Que as leis são o grande erro humano, e de cuja promessa abissal de ordem e respeito ao próximo não passa de uma premissa de ideal em algo que pode tornar seu forte sua fraqueza imperdoável.


Ludwig Ravest é chileno, escritor, estudou filosofia na Universidade de Santiago e atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário