terça-feira, 16 de setembro de 2014

POUCAS & BOAS - "Farinha De Um Só Saco" - Por Tito Oliveira

Por Tito Oliveira - da série Influência Indireta - S/Título -
sacola da Empório Armani e alimento perecível -
São Paulo - 2009
É preciso esclarecer a confusão recorrente no Brasil sobre no que consiste socialismo e/ou comunismo.

Ainda que haja semelhança em seus conceitos, existe aparente diferença entre um e outro.

O Socialismo, por sua vez, trata de um sistema político-econômico criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo.

A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado na ocasião, a exemplo de baixos salários e a enorme jornada de trabalho, entre outras coisas.

A proposta se dava, sobretudo, na extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado no controle do Estado e divisão igualitária da renda.

Já o comunismo pode ser compreendido como um certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas.

Através de tal premissa, a experiência comunista parte de um pressuposto comum onde a desigualdade social gera problemas que se desdobram em questões como a violência, a miséria e as guerras.

A intenção de banir as diferenças entre os homens acaba fazendo com que muitos enxerguem o comunismo como uma utopia dificilmente alcançada.

Então é preciso dizer que a linha tênue entre os dois pensamentos não condiz com o que costuma-se entender enquanto sinônimo ao discorrer sobre estes.

Aproveito para ressaltar que socialismo no Brasil equivale a uma falácia desmedida de intenções enganosamente partidárias.

Assim como o PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira-, PFL - Partido da Frente Liberal -, PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro e outros, Marina Silva, candidata do PSB - Partido "Socialista" Brasileiro -, se faz envolta a uma grande contradição rumo ao trono mais alto do país.

Uma vez que sua política potencializa, como sempre fizeram os partidos citados, a ausência de ambos sistemas descritos no início do texto para o enaltecimento de um capitalismo bem sucedido apenas para um restrito grupo.

Contrariando, ordinariamente, a reflexão na teoria apontada tanto por Karl Marx quanto por Friedrich Engels.

Logo, farinha de um só saco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário