domingo, 19 de outubro de 2014

CINEMA - c r í t i c a / d i c a - "Loucamente Apaixonados" - por Tito Oliveira

Lançado em 2011, o filme "Like Crase" do jovem diretor Drake Doremus foi traduzido para o Brasil como "Loucamente Apaixonados".

Trata-se da narrativa de um romance denso e com intensidade efêmera nos sentimentos entre Anna (Felicity Jones) e Jacob (Anton Yelchin).

Ambos se apaixonaram imediatamente ao se encontrarem enquanto estudantes de uma universidade em Los Angeles.

Porém Anna é britânica e, quando a formatura se aproxima, decide permanecer e violar o tempo de permanência disposto em seu visto de estudante.

Em meio ao namoro de paixão profunda, vai fazer uma visita domiciliar e se dá conta de que não é capaz de voltar para os Estados Unidos por conta dos problemas em sua documentação.

Enquanto luta contra os costumes e as batalhas de imigração, Anna e Jacob precisam decidir se seu relacionamento vale à pena, já que tem a dificuldade na superação da distância.

Curiosamente, no Toronto International Film Festival de 2011, o jovem diretor admitiu que a maior parte do filme foi improvisado.

Disse que o roteiro delineava o que aconteceria, porém os atores Felicity Jones e Anton Yelchin tiveram que improvisar muito de seus diálogos.

Drake Doremus disse também que foi obrigado a fazer um corte brusco no filme antes de enviá-lo para o Sundance Film Festival.

Auxiliado por Ben Iorque Jones na escrita do texto, argumentou que foi necessário observar alguns dos relacionamentos como uma especie de invasor da privacidade dos casais que utilizou como inspiração para a realização de "Loucamente Apaixonados".

Alguns erros de continuidade são imaturos e de fácil captura.

Um dos exemplos se dá quando Jacob está na cozinha de Anna enviando uma mensagem de texto para Sam (Jennifer Lawrence), personagem que se envolve com ele formando um triangulo amaroso.

Ao ser questionado por ela sobre para quem estava enviando a mensagem de texto ele posiciona o telefone para baixo e o coloca na frente do computador portátil que estava sobre a mesa, saindo da sala em seguida. Na próxima cena, Anna vai imediatamente conferir para quem a mensagem estava sendo enviada e percebe-se que o telefone estava em outra posição.

Na geografia do filme, onde as cenas deveriam representar o cenário na passagem de uma situação, é um pouco mais agravante.

Algumas cenas são rodadas em um apartamento no Reino Unido. No entanto, um interruptor de luz americano é visto, e um iPhone usado na rede da AT & T, recorrente nos Estados Unidos e não em Londres, revela que a cena foi gravada na America.

Não obstante, durante a cena da festa em que Jacob conhece Sam e está recebendo textos de Anna, a data de seu primeiro texto é de 01 de dezembro. Já o segundo, que ocorre na mesma ocasião porém em um momento mais tarde, é datado no dia 23 de maio.

Dentre às dificuldades em sua produção e também residentes no improviso, "Loucamente Apaixonados" foi tido como um dos filmes mais densos do Sundance Film Festival ocorrido no mesmo ano de seu lançamento.

A história de amor apresentada no filme expõe-se de maneira tão real que é hipótese possível na vida de qualquer pessoa.

Suponho que, ao assisti-lo, muitos espectadores desgostem do que lhes é mostrado pelo simples fato que os distanciam da experiência registrada. No entanto, isso seria constatar a falta de sorte por nunca ter sentido a beleza do amor, que por vez encontra-se angustiado na barreira da separação geográfica.

Não que haja algo de errado com o fato de, talvez, não estar apto a entender uma situação que envolve sensibilidade, por outro lado, ir ao encontro desse exemplo intenso de paixão e não se envolver seria como estar submetido a um preciso termômetro que notificará sua capacidade, ou não, de amar alguém.

A despeito de um roteiro limitado, os atores estão soltos, espontâneos e contundentes em suas performances.

Havia, basicamente, apenas uma situação para cada cena, logo tiveram que explorar a intuição e imprimir muito do que realmente são nos diálogos.

Não é fácil produzir um filme permeado na conjuntura de dois atores jovens que, ainda que transitem sobre entrecortes, emanam química e profundidade discorrendo sobre um teor intimista.

Portanto, degustem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário