quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COLABORADORES - c r ô n i c a - "O Edital, O Artista E O Condomínio Atrasado" - por João Cabral


Foto: João Cabral
Pois é, no dia teve até festa e cerveja comprada no boteco da esquina para comemorar o tal edital que haviam ganhado. 
Uma ideia boa que cumpriu todas as exigências burocráticas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 
Restou pedir atestado de óbito da bisavó, mas, finalmente foi aprovado o edital. 
Era realmente motivo para comemorar, pois foram dias e noites dedicados a compreender a burocracia e colocar tudo em ordem. 
A proposta artística era realmente inovadora e merecia aquele prêmio, agora era esperar sair a grana e colocar a mão na massa.
Mas nem tudo são flores na Bahia de tantos Orixás. Meses se passaram, idas e vindas na Secretaria, conversas com amigos influentes para saber o que estava acontecendo. Mas nada, nenhuma resposta, nem sinal. Apenas que era para esperar pois a qualquer momento estava saindo. 
O Governo, que não tem coração, filhos, estômago e condomínio para pagar, realmente não está preocupado com a situação de um "editalzinho", já que o que importa são as grandes negociatas, os conchavos, pois as eleições estão vindo aí. 
Porém, era para criar este martírio justamente para os artistas, que tanto fizeram na eleição do Sr, Wagner, achando que ele era o benfeitor de todos os pintores, atores e criadores desta terra? Não dá para entender. 
Ele esta cuspindo nas mãos dos muitos que o apoiaram? Ou será uma tremenda desorganização das Secretarias que priorizam fulano e beltrano, que são amiguinhos íntimos de sicrano que é SUPER INFLUENTE da cozinha do Palácio de Ondina?! 
Assim, naquela festa da cerveja do boteco da esquina, restou somente uma ressaca. Wagner e seu Secretário de Cultura adoram dar tiro no pé, adoram esquecer antigos aliados, esquecer totalmente aqueles que seguraram bandeiras e saíram às ruas. 
Isto, para eles, é passado que fazem questão de esquecer. Pois depois de tantos anos hoje já são membros da elite. 
Os "abestalhados" que ganharam os editais que esperem. Quem sabe um dia, quando Deus der bom tempo. E viva a Bahia!





João Cabral é mineiro, dono de antiquário, colecionador de arte e vive e trabalhava em Salvador há mais de 20 anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário